Em um conjunto Grupo Gerador a Diesel a bateria é a única fonte de energia disponível para iniciar o processo de operação do equipamento com a ausência da rede concessionária, portanto, sua função é alimentar o QCA (Quadro de Comando Automático) e o motor de arranque para dar partida no motor. Para mantê-la sempre carregada, o carregador de bateria repõe este consumo do QCA.
Como recomendação para melhor verificação da bateria durante a visita de manutenção preventiva, seria prudente desligar o carregador de bateria(s) antes da 1ª partida do equipamento. Desta forma, será possível verificar com mais precisão o estado da(s) bateria(s).
O leitor do multímetro pode variar de caso para caso, mas, se ele mostrar algo abaixo de 12 Vcc com a bateria em repouso, ou seja, com o gerador e carregador desligados, significa que a bateria está indicando a necessidade de troca por não estar acumulando 100% de sua capacidade.... talvez nem consiga partir o gerador para testes.
Ao dar a partida no motor com o multímetro ligado na bateria, veja para quantos Volts a tensão cai. Uma bateria quando está boa, segura a tensão em torno de 8 a 9V. Para se ter ideia, uma bateria sem condições de uso vai mostrar uma queda de tensão em torno de 7V ou 0 Vcc, ou seja, não conseguirá partir o motor.
Confira a oxidação dos polos da bateria ao verificar se estes têm a presença de Zinabre. Quando ele está presente, o carregador não consegue carregar perfeitamente a bateria devido à isolação gerada por ele.
IMPORTANTE: Assim que o motor partir, religar o carregador para não o esquecer desligado!
Um esquecimento em religar o carregador resultará em descarregar rapidamente a bateria.
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