Apesar dos componentes instalados no Grupo Gerador serem de primeira qualidade, é de extrema importância a manutenção preventiva para o prolongamento da vida útil do Grupo Gerador e para que o equipamento esteja sempre apto para operação.
A manutenção preventiva tem por finalidade manter o equipamento em condições operacionais corretas e o cliente sempre alerta para as necessidades de substituição das peças de desgaste. A Manutenção corretiva é feita sempre após a quebra de um componente. Torna-se mais cara pois deixa o equipamento inoperante. Para evitar surpresas, realize a manutenção preventiva de acordo com as recomendações do fabricante e veja neste artigo os cuidados principais com as peças e componentes do seu equipamento.
Alguns componentes vitais para a operação do Grupo Gerador. Entre outros, os componentes que devem ter uma verificação periódica são:
Além disto, temos que considerar que a reposição e substituição de peças contem com:
Para garantir o funcionamento do Grupo Gerador no momento que mais precisar, é necessário tomar uma série de cuidados. Para ajudar nesse processo a TECNICARGO Grupos Geradores aponta alguns destes cuidados, lembrando sempre que se a manutenção periódica não for realizada, as peças do seu Grupo Gerador poderão sofrer desgastes prematuros, encurtando sua vida útil.
Em um conjunto Grupo Gerador a Diesel a bateria é a única fonte de energia disponível para iniciar o processo de operação do equipamento com a ausência da rede Concessionária, portanto, sua função é alimentar o QCA (Quadro de Comando Automático) e o motor de arranque para dar partida no motor. Para mantê-la sempre carregada, o carregador de bateria repõe este consumo do QCA.
Como recomendação, para melhor verificação da bateria durante a visita de manutenção preventiva, seria prudente desligar o carregador de bateria(s) antes da 1ª partida do equipamento. Desta forma, será possível verificar com mais precisão o estado da(s) bateria(s).
O leitor do multímetro pode variar de caso para caso, mas, se ele mostrar algo abaixo de 12 Vcc com a bateria em repouso, ou seja, com o gerador e carregador desligados, significa que a bateria está indicando a necessidade de troca por não estar acumulando 100% de sua capacidade.... talvez nem consiga partir o gerador para testes.
Ao dar a partida no motor com o multímetro ligado na bateria, veja para quantos Volts a tensão cai. Uma bateria quando está boa, segura a tensão em torno de 8 a 9V. Para se ter ideia, uma bateria sem condições de uso vai mostrar uma queda de tensão em torno de 7V ou 0 Vcc, ou seja, não conseguirá partir o motor.
Confira a oxidação dos polos da bateria ao verificar se estes têm a presença de Zinabre. Quando ele está presente, o carregador não consegue carregar perfeitamente a bateria devido à isolação gerada por ele.
IMPORTANTE: Assim que o motor partir, religar o carregador para não o esquecer desligado! Um esquecimento em religar o carregador resultará em descarregar rapidamente a bateria.
Retrofit de Grupo Gerador é um processo para modernização de um equipamento já em uso, é recomendado quando o equipamento e/ou seus dispositivos se encontram em estado de decomposição ou danificados, o que denota fim da vida útil dos componentes do sistema elétrico. Há diversos benefícios em optar por um processo de retrofit em Grupos Geradores, entre eles:
De uma maneira geral, quando lidamos com peças para Grupos Geradores é imprescindível trabalhar com peças genuínas, ou seja, peças de reposição que seguem as mesmas especificações e características técnicas do fabricante.
Para maior comodidade a Tecnicargo Grupos Geradores dispõe de considerável estoque de peças para grupos geradores Diesel, atendendo motores Volvo, Scania, Perkins, MWM International, Cummins, Iveco entre outros.
Além de Módulos de controle e comando microprocessados para reposição ou retrofit , reguladores eletrônicos de tensão, Quadros de Comando Automático (QCA) e transferência (QTA) completos e acessórios para upgrade e enclausuramento de geradores “abertos”, tais como, kit atenuador de ruído ou carenagem (canópia) para redução de ruído de aproximados 105 dBA para 75 ou 85 dBA visando minimizar o incômodo sonoro e oxicatalisadores para redução da emissão de poluentes através do escapamento do motor.
Esse é o jeito TECNICARGO GRUPOS GERADORES de ser, sempre auxiliando seus clientes para terem o máximo de eficiência com seu Grupo Gerador.
Procurando um Grupo Gerador de qualidade? Então escolha TECNICARGO GRUPOS GERADORES!
Clique aqui para entrar em contato e tirar todas as suas dúvidas.
Compartilhe