Motobombas a Diesel

O que é motobomba?

Motobombas a Diesel

Motobomba é um dispositivo mecânico cujo princípio é alterar o fluxo de energia mecânica para fluido, usado para transferir líquidos desde o nível de baixa pressão até o nível de alta pressão. Ela viabiliza o movimento de fluidos de um local para outro utilizando os princípios de pressão ou sucção. Utilizada normalmente em aplicações que necessitam de uma alta força hidráulica, com baixa sucção e alta pressão de descarga.

As motobombas se desenvolveram com uma ampla variedade de formatos e aplicações, como Irrigação em plantações, combate a incêndio e bombeamento de fluidos na indústria.

Neste artigo vamos detalhar os princípios de funcionamento de uma motobomba a Diesel.

Motobomba a Diesel

As bombas usam diferentes fontes de energia para girar seu compressor e exclusivas de uma força motriz. Estes usam o movimento rotativo do eixo, que funciona como a energia de entrada para gerar pressão. Um dos combustíveis aplicados para o funcionamento da motobomba é o Diesel.

Os motores a Diesel são recomendados para uso intensivo e regular. Eles geralmente são encontrados em bombas de alta potência (especialmente aquelas usadas no combate a incêndios).

A Tecnicargo Grupos Geradores projeta, fabrica e comercializa motobombas para inúmeras aplicações, para um orçamento de acordo com suas necessidades clique aqui e entre em contato com nossa equipe especializada.

Manutenção das motobombas

A manutenção preventiva é importante como em todo equipamento, pois possuem peças de desgaste natural. Desta forma, periodicamente, deve-se realizar manutenções preventivas de acordo com o descrito no Manual do Fabricante.

Para execução de todos os processos de manutenção tanto preventiva quanto corretivas a Tecnicargo Grupos Geradores dispõe de uma equipe formada por técnicos especializados além de um amplo estoque de peças de reposição para rápida resolução de problemas, evitando assim prejuízos decorrentes da paralisação do equipamento.

Para entender melhor quais são os procedimentos de assistência técnica e manutenção em motobombas e grupos geradores clique aqui e acesse nosso artigo completo “Assistência Técnica e Manutenção Preventiva”

Principais características técnicas das motobombas

  • Fluxo: esta é a principal característica técnica de uma bomba motorizada. O fluxo (ou taxa de fluxo) corresponde à quantidade de fluido bombeado em um determinado tempo, medido em litros por minuto ou metros cúbicos por hora. No entanto, ao escolher sua bomba, é importante lembrar que o fluxo irá variar dependendo da profundidade de sucção e da altura de descarga em que você está operando. Para um determinado diâmetro de tubo, a mesma motobomba dará uma vazão menor para uma diferença maior de altura. Por outro lado, quanto mais próximo em altura seus pontos de sucção e descarga, maior será a taxa de fluxo.
  • Pressão: Esta característica técnica da motobomba representa a força da água no ponto de descarga em função da seção transversal da tubulação e é expressa em B (bar). Alguns fabricantes também relatam pressão em MCA ou Metros de coluna de água: 1 B = 10,2 MCA. A pressão está altamente relacionada com o fluxo. Esta é uma lei básica da hidráulica: para um determinado fluxo, com um tubo de seção transversal se obtém menos pressão, enquanto com um tubo de seção menor a pressão é maior.

Motobombas fornecidas pela Tecnicargo Grupos Geradores

A TECNICARGO GRUPOS GERADORES projeta, fabrica e comercializa motobombas para diversas aplicações, como por exemplo:

  • Motobombas para sistemas de combate a incêndio
  • Motobombas para saneamento
  • Motobombas para irrigação
  • Motobombas para plantações
  • Motobombas para bombeamento de fluidos
  • Motobombas para indústrias

A TECNICARGO GRUPOS GERADORES também projeta e fabrica Quadros de Comando com controle microprocessado, permitindo a fácil monitoração da motobomba, garantindo sua operação dentro de parâmetros seguros e o fornecimento de informações importantes para eventuais diagnósticos.

Para mais detalhes de como adquirir Motobombas. entre em contato com nossa equipe especializada clicando aqui ou pelo telefone (11) 4044-0155