Manutenção Preventiva para Grupos Geradores

Você sabe qual a real importância da manutenção preventiva em um Grupo Gerador?

Manutenção Preventiva para Grupos Geradores

Para entender melhor quão importante é a Manutenção Preventiva para Grupos Geradores iremos abordar como uma assistência técnica deve estar preparada para realizar todos os procedimentos que um equipamento da natureza do Grupo Gerador exige e quais revisões e testes frequentes são necessários para manter o equipamento em pleno funcionamento.

Como já abordamos em artigos anteriores, um Grupo Gerador é um equipamento que gera energia elétrica de segurança convertendo capacidade térmica em energia mecânica, e depois em energia elétrica, através do alternador elétrico acoplado ao eixo do motor, sendo o motor alimentado com o combustível, por exemplo, Diesel. Um gerador é composto por uma série de componentes e peças que se desgastam naturalmente e que precisam ser testados e revisados periodicamente. Em alguns casos trocados, para que entrem em funcionamento sempre que exigidos, o que pode ocorrer em situações mais inesperadas possíveis.

O que é Manutenção Preventiva de um Grupo Gerador?

Manutenção Preventiva de um Grupo Gerador se trata de procedimentos, com o auxílio de um checklist, para limpeza, testes e avaliações prévias em componentes que podem impactar o funcionamento adequado do Grupo Gerador. Além disso, vale ressaltar que a Manutenção Preventiva é a manutenção feita antes de ocorrer algum problema, ou seja, para prevenir ocorrências indesejáveis que podem implicar no não funcionamento adequado do equipamento. Neste sentido, a manutenção preventiva pode ocorrer de forma periódica, normalmente uma vez por mês.

Estrutura desejável do prestador de serviço de Manutenção

Devido ao fato do conjunto Grupo Gerador ser composto por peças de desgaste natural, é importante contar com empresa que possa prover Assistência Técnica de forma especializada e eficiente.

Para a prestação de um serviço confiável, a empresa deve possuir:

  • Técnicos especializados em elétrica e mecânica de Grupos Geradores;
  • Peças de reposição em estoque;
  • Frota própria para atendimento dos clientes;
  • Canais de comunicação para horário comercial e para períodos não comerciais, com disponibilidade de atendimento todos os dias da semana e 24 horas por dia.

Para mais detalhes de como contratar um plano de manutenção preventiva para o seu Grupo Gerador, entre em contato com nossa equipe especializada através do link ou pelo telefone (11) 4044-0155

Cuidados adicionais para a manutenção do seu Grupo Gerador

Entre outros aspectos, você deve estar atento aos seguintes cuidados:

  • Adquirir combustível de empresa credenciada para a venda fracionada de Diesel através de caminhões “VUC”, garantindo assim, a qualidade do produto.
  • Evitar que o combustível fique armazenado por período superior a 6 meses no tanque do Gerador, isto porque, por ser um produto mineral, absorverá umidade do ambiente através do respiro do tanque e irá se deteriorar, alterando suas características necessárias para o bom funcionamento do motor, principalmente a de lubrificar o sistema de injeção de combustível (bomba injetora e bicos injetores), cujo valor para reparo é considerável. É item constante da manutenção preventiva, drenar o tanque, para retirar a água absorvida que por ser mais densa, se depositará na parte inferior do reservatório.

NOTA: É perigoso e crime ambiental, descartar Diesel em ralos, bueiros e etc. o correto armazenamento para transporte e destino adequado do combustível descartado deverá ser realizado pela empresa prestadora de manutenção preventiva/corretiva.

  • Seguir rigorosamente o previsto no “Plano de Manutenção” do fabricante em função do período decorrido ou horas de operação registradas no horímetro do equipamento.
  • Permitir promover teste em automático com carga, ou seja, simular a falta de rede concessionária para que todo o sistema seja verificado, principalmente o desempenho do motor (potência).
  • Possuir um Livro de Registro para anotações específicas do histórico do equipamento.
  • Verificar diariamente, eventuais vazamentos que poderão surgir (acesso visual apenas) e comunicar a empresa prestadora de serviços sobre qualquer anormalidade constatada.
  • Confirmar se a bateria está no tempo de vida útil para garantir a ignição do Grupo Gerador
  • Um Grupo Gerador bem assistido, terá uma vida útil superior a 15 mil horas de operação ou 30 anos, sendo que, após este período, ainda poderá ser realizado retrofit por igual período.

Componentes vitais para a operação do Grupo Gerador

Para a operação completa de um Grupo Gerador são necessários diversos componentes. Dentre esses componentes vitais os que devem ter uma verificação periódica são:

  • Bateria
  • Carregador de bateria
  • Alternador do motor
  • Sensores de proteção do motor
  • Óleo lubrificante do motor
  • Elementos filtrantes
  • Regulador de tensão
  • Correia da hélice
  • Mangueiras de alimentação de diesel
  • Líquido de arrefecimento do motor

A estrutura de Manutenção Preventiva e Corretiva da Tecnicargo Grupos Geradores

A TECNICARGO GRUPOS GERADORES dispõe de considerável estoque de peças para Grupos Geradores Diesel acima de 30 kVA, atendendo motores Volvo, Scania, Perkins, MWM International, Cummins, Iveco entre outros.

Módulos de controle e comando microprocessados para reposição ou retrofit, reguladores eletrônicos de tensão, Quadros de Comando Automático (QCA) e transferência (QTA) completos e demais peças para manter seu equipamento em perfeitas condições de operação e confiabilidade. E também acessórios para upgrade e enclausuramento de geradores “abertos”, tais como, kit atenuador de ruído ou carenagem (canópia) para redução de ruído de aproximados 105 dBA para 75 ou 85 dBA visando minimizar o incômodo sonoro e oxicatalisadores para redução da emissão de poluentes através do escapamento do motor.

Tudo isso somado a uma equipe de técnicos elétricos e mecânicos e frota própria com serviços para atendimentos emergenciais 7 dias por semana e 24 horas por dia, incluindo feriados.

Tenha um Grupo Gerador você também e conte com a Tecnicargo Grupos Geradores para ter a melhor solução e atender todas as suas necessidades em fornecimento de energia.

Entre em contato com nosso atendimento especializado e tire todas as suas dúvidas.