Instalação de Grupos Geradores

Instalação de Grupos Geradores

Para que se torne mais fácil o entendimento, é importante explicar que um Grupo Gerador é um equipamento que gera energia elétrica de segurança, convertendo capacidade térmica, através da queima de combustível, como o Diesel, em energia mecânica (movimento de rotação de um eixo) e depois em energia elétrica, através do alternador elétrico acoplado ao eixo do motor. Ou seja, de maneira mais simples, ele é um equipamento movido a Diesel que fornece energia elétrica, quando não houver fornecimento externo de energia (através da concessionária de energia).

A instalação de Grupos Geradores é um processo que requer planejamento e deve ser executado por uma empresa especializada a fim de garantir a qualidade do produto bem como cumprir o objetivo de sua função.

Para te ajudar a entender melhor todo esse processo iremos abordar nesse artigo:

  1. Como funciona um Grupo Gerador e seus componentes
  2. Processo de instalação de um Grupo Gerador;
  3. Principais pontos para Instalação de um Grupo Gerador;
  4. Manutenção e Assistência técnica para Grupos Geradores;

Como funciona um Grupo Gerador e seus componentes

Os Grupos Geradores são compostos por um gerador elétrico, que entra em ação através da força motriz de um motor a combustão. Em outras palavras, transformam outras formas de energia (no caso mecânica) em eletricidade por meio da queima de combustível.

O combustível, mas comum para um Grupo Gerador é o Diesel, porém, existem outras opções como gasolina, gás natural, biogás, entre outros. Na utilização de diesel, recomenda-se utilizar diesel S500, com troca completa do diesel e limpeza do tanque a cada 6 meses, para manter a segurança e a plena operação do Grupo Gerador.

Clique aqui e conheça os modelos de Grupos Geradores disponíveis na Tecnicargo Grupos Geradores.

Os principais componentes que formam um Grupo Gerador a Diesel são:

  • Alternador: responsável pela transformação de energia mecânica em elétrica
  • Motor: componente principal dos Grupos Geradores, pois possui a função de gerar energia mecânica para posterior conversão em energia elétrica pelo alternador.
  • Chave de Transferência Automática: responsável pela alternância entre a fonte principal e a fonte auxiliar, caso a fonte de energia falhe, garantindo assim o fornecimento contínuo de energia.
  • Painel de controle: considerado o "cérebro" de um Grupo Gerador cuja função principal é monitorar a funcionalidade destes equipamentos.
  • Base: é uma estrutura de aço com sistema antivibratório com um tanque para armazenar o combustível.

Processo de instalação de um Grupo Gerador

Antes mesmo da instalação é necessário levar alguns pontos em consideração. Como o local de instalação, e se o Grupo Gerador será para fornecimento de energia contínua ou apenas para emergência (quando não há o fornecimento de energia da concessionária). Embora o Grupo Gerador seja um equipamento de energia confiável é importante frisar que falhas ou erros na instalação podem gerar problemas e desconfortos ou reclamações de moradores ou vizinhos, devido ao barulho e cheiro de Diesel, resultantes dessas falhas.

Para que isso não ocorra, é necessário a aquisição com uma empresa que possa executar e garantir todos os processos desde a fabricação até a instalação do Grupo Gerador.

Vale ressaltar que o prazo de entrega do Grupo Gerador depende muito do tipo de gerador e local de instalação. Mas apesar do Grupo Gerador ser um equipamento feito sob medida, a Tecnicargo Grupos Geradores trabalha com uma padronização dos componentes básicos, o que permite montar um equipamento e instalá-lo rapidamente.

Principais pontos para instalação de um Grupo Gerador

  • Sala ou local de instalação: O local da instalação deve ser o mais próximo possível do quadro geral de distribuição do prédio.
  • Distância entre o Grupo Gerador e o centro de medição: Este ponto impacta no valor dos materiais de instalação, ou seja, quanto mais distante for, maior será a quantidade de cabos elétricos e infraestrutura para sua interligação ao sistema e, consequentemente, o valor do investimento.
  • Esforço: Em caso de salas a serem construídas ou até mesmo a colocação de equipamento silenciado (carenagem), se faz necessário a análise do esforço estático e dinâmico que o equipamento exercerá sobre a laje, cálculo este, que deverá ser realizado por profissional especializado em estrutura, com os dados do equipamento que será instalado.
  • Ventilação: Devemos atentar para que o arrefecimento de todo o equipamento seja adequado, necessitando assim, de entrada e saída de ar mínima necessária. Neste caso, é importante também atentar para que ambas atendam as normas do corpo de bombeiros.
  • Ruído: Para equipamentos abertos, é importante considerar a aplicação de kit atenuador de ruídos, composto basicamente por um atenuador de entrada de ar, um de saída, silencioso de alto rendimento, porta acústica e coifa para acoplamento do radiador ao atenuador de saída de ar.
  • Espaço: Deve ser considerada a necessidade de espaço ao redor do equipamento para futuras manutenções, bem como, para facilidade de acesso.
  • Escapamento: Temos que nos atentar no percurso que o tubo de escapamento fará até o melhor ponto de saída, evitando-se que o mesmo fique próximo a tubos de gás e PVC devido a normas e riscos oferecidos.

Manutenção e Assistência técnica para Grupos Geradores

Como vimos a instalação de um Grupo Gerador depende de uma série de etapas e planejamentos, mas mesmo após a sua instalação é preciso entender que por mais que todos os componentes instalados no Grupo Gerador sejam de primeira qualidade, é de extrema importância obter um plano de manutenção preventiva e assistência técnica.

O procedimento de manutenção de um Grupo Gerador envolve procedimentos como a limpeza, testes e avaliações em diversos componentes com a finalidade de prevenir ocorrências indesejadas que podem impactar diretamente no funcionamento adequado do Grupo Gerador.

Para a manutenção recomenda-se uma periodicidade mensal. E a prestação desse serviço deve ser executada por técnicos especializados em elétrica e mecânica de Grupos Geradores.

Mas como garantir que a manutenção do Grupo Gerador seja realizada por um especialista?

Para assegurar esse tipo de serviço procure primeiramente a empresa que realizou a instalação do seu Grupo Gerador. Na Tecnicargo Grupos Geradores, para garantir a melhor prestação de serviços, além de anos de experiência, você conta com:

  • Equipe técnica especializada em Grupos Geradores;
  • Peças de reposição para Grupos Geradores em estoque;
  • Frota própria para atendimento dos clientes e planos de assistência técnica para Grupos Geradores;
  • Canais de comunicação para horário comercial e para períodos não comerciais, com disponibilidade de assistência técnica, 24 horas por dia e 07 dias por semana, incluindo feriados.

Para instalação, manutenção e aquisição do que há de melhor no mercado para Grupos Geradores conte a Tecnicargo Grupos Geradores!

Aproveite e leia também nosso artigo completo com todas as etapas da manutenção preventiva para Grupos Geradores.

Para mais detalhes de como adquirir um Grupo Gerador, entre em contato com nossa equipe especializada clicando aqui ou pelo telefone (11) 4044-0155