Grupos Geradores em Condomínios

Falhas no fornecimento de energia elétrica vindo da concessionária de energia podem ocorrer, e nessa hora os condomínios comerciais ou residenciais sentem o impacto uma vez que dependem de inúmeros equipamentos e mecanismos que demandam suprimento de energia para pessoas com necessidades especiais e da 3ª idade.

Grupos Geradores em Condomínios

Dentro desse contexto, conseguimos entender o quanto um Grupo Gerador de Energia passou a ser vital para o funcionamento de um condomínio. Por isso, neste artigo a Tecnicargo Grupos Geradores apresenta critérios para auxiliar síndicos e condôminos na hora de adquirir um equipamento dessa natureza e o que está envolvido no processo de instalação do gerador.

O que é um Grupo Gerador e como funciona?

Um Grupo Gerador a Diesel é um equipamento que gera energia elétrica de segurança convertendo capacidade térmica, através da queima de combustível, em energia mecânica e depois em energia elétrica, através do alternador elétrico acoplado ao eixo do motor. O motor do Grupo Gerador pode ser alimentado por diversos tipos de combustível sendo o mais comum o Diesel.

Um Grupo Gerador a Diesel é composto por diversos componentes, os principais são:

  • Bateria;
  • Carregador de bateria;
  • Alternador do motor;
  • Sensores de proteção do motor;
  • Óleo lubrificante do motor;
  • Elementos filtrantes;
  • Regulador de tensão;
  • Correia da hélice;
  • Mangueiras de alimentação de diesel;
  • Líquido de arrefecimento do motor.

Os Grupos Geradores são utilizados como fonte para suprimento de energia elétrica, podendo ser fonte principal, para fornecimento contínuo de energia ou como fonte auxiliar, para energia de emergência, onde o gerador é acionado automaticamente em caso de falhas no fornecimento de energia proveniente da concessionária de energia elétrica.

Como escolher um Grupo Gerador?

Na hora de escolher um Grupo Gerador, prefira equipamentos de fabricação nacional devido a disponibilidade e valores de peças sobressalentes para reposição e rápida correção de eventual defeito que venha a apresentar.

Outro ponto importante é averiguar se o fornecedor dispõe destes materiais em estoque e mão de obra qualificada para realizar um atendimento no mínimo satisfatório. Muitas vezes, economiza-se na hora da aquisição, porém, dispende-se valores superiores nos primeiros 12 ou 24 meses, principalmente com a substituição de óleo lubrificante e filtros que será semestral, conforme recomendação dos fabricantes de motores.

Tenha um Grupo Gerador no seu condomínio e garanta o fornecimento de energia elétrica. Para obter um orçamento e sanar todas as dúvidas entre em contato com a equipe de atendimento especializado da Tecnicargo Grupos Geradores.

Instalação do Grupo Gerador no Condomínio

Para instalação do Grupo Gerador deve-se observar a melhor área disponível para o gerador, visando estar o mais próximo possível do centro de medição para não haver gasto excessivo com a instalação elétrica, evitar o incômodo dos próprios condôminos e/ou vizinhos, atender as normas da concessionária de energia elétrica, Corpo de Bombeiros e legislação trabalhista.

Caberá ao fornecedor realizar um estudo técnico e também a instalação do equipamento, além da emissão do ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) junto ao CREA, bem como, fornecer o “Laudo de Abrangência” que será exigido na renovação do AVCB.

Vale ainda ressalta que onde há a presença de energia elétrica da rede, requer o pleno cumprimento das normas estabelecidas pelas concessionárias de energia, uma vez que haverá a integração do Grupo Gerador do Condomínio com o sistema implantado.

Start Up do Grupo Gerador no Condomínio

A primeira partida do Grupo Gerador no condomínio, o Start Up, deve ser realizada por técnicos especializados. Para executar os testes iniciais do seu Grupo Gerador, devem ser considerados, entre outros, os seguintes pontos:

  • Aplicação de checklist de instalação para verificar se está tudo dentro dos requisitos técnicos;
  • Verificação da ligação entre o comando (QCA) e as transferências (QTA ou QTAP);
  • Ligação do Grupo Gerador do Condomínio com a rede da concessionária;
  • Verificação se a sequência de fases corresponde à sequência da concessionária;
  • Conferência se a rede está alimentando o carregador, para que esse mantenha a bateria alimentada;
  • Realização de testes de transferência de carga para certificar-se de que no momento em que faltar energia da rede, o Grupo Gerador entrará em funcionamento;
  • Realização de teste em vazio que consiste em fazer a ligação do Grupo Gerador sem interrupção de rede, para verificar se o motor está funcionando corretamente;
  • Treinamento operacional ao cliente, com o objetivo de ensiná-lo a manusear o Grupo Gerador do Condomínio.

Entre em contato com nossa equipe especializada e tire todas as suas dúvidas.