Grupos Geradores a Diesel

Conheça as aplicações e como funciona um Grupo Gerador a Diesel de maneira a aproveitar de forma completa todos os seus benefícios.

Antes de mais nada é necessário entender o que é um Grupo Gerador, e de que maneira esse equipamento a Diesel funciona para transformar capacidade térmica em energia elétrica. A finalidade de aplicação é o fator mais importante para a escolha da configuração do equipamento mais adequada, mas precisamos entender outros elementos para se obter os melhores resultados na utilização de um Grupo Gerador a Diesel.

Grupos Geradores a Diesel

O que é um Grupo Gerador a Diesel?

Vamos começar resumindo o que é um Grupo Gerador a Diesel.
Um Grupo Gerador a Diesel é um equipamento que gera energia elétrica de segurança convertendo capacidade térmica, através da queima de combustível, em energia mecânica (movimento de rotação de um eixo) e depois em energia elétrica, através do alternador elétrico acoplado ao eixo do motor, sendo o motor alimentado com o combustível Diesel.

De forma geral o Gerador a Diesel é composto por um motor e um alternador que é acoplado e inserido em uma base com outros componentes. Esses componentes complementares são baterias, tanque de combustível diesel, painel de controle, interruptores de transferência automática, entre outros elementos.

O que vamos falar sobre Grupos Geradores a Diesel?

Finalidade de um Grupo Gerador a Diesel, aplicações e benefícios

Os Grupos Geradores a Diesel podem ser utilizados ​​como fonte principal ou como fonte auxiliar para responder às necessidades de energia e falhas no suprimento da Concessionária de Energia. Neste segundo caso, consideramos que se trata de uma aplicação standby do Grupo Gerador a Diesel. Também podem ser utilizados como substitutos para o custo mais alto da energia em horário de pico. Sua aplicação é geral, desde residências, passando por condomínios, indústrias, supermercados, hotéis, hospitais, centro de convenções, entre outras.

Um Grupo Gerador é um importante equipamento na concepção de um projeto industrial ou na área da construção, onde um dos objetivos seja garantir um fornecimento contínuo e confiável de energia, quando a interrupção do fornecimento de energia da Concessionária pode ser muito prejudicial.

Vamos explorar, por exemplo, a questão das necessidades de condomínios residenciais. Os condomínios possuem uma série de mecanismos de segurança, como câmeras, portões eletrônicos, mecanismos contra incêndios, entre outros. Também para conforto dos condôminos, principalmente para pessoas da 3ª. idade, a confiabilidade e disponibilidade dos elevadores é fundamental. Para não dizer do próprio suprimento de energia para os aparelhos eletrônicos, iluminação e eletrodomésticos dos apartamentos. Assim, esses equipamentos são muito confiáveis e seguros para o aumento da segurança e conforto decorrente da necessidade de suprimento de energia.

No caso de Hospitais, os Grupos Geradores asseguram o funcionamento de áreas e equipamentos críticos, uma vez que os pacientes dependem do uso e disponibilidade contínua destes equipamentos. Como exemplo, temos um case de sucesso da Santa Casa de Misericórdia de Santos.

Clique aqui para conhecer o case de sucesso Grupos Geradores de Alta Capacidade e aplicações críticas no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Santos.

Outro aspecto importante é que o equipamento evitará prejuízos, garantindo que tudo continue operando normalmente, principalmente no caso de supermercados, restaurantes, indústrias e comércio em geral.

Funcionamento do Gerador a Diesel

Os Grupos Geradores são compostos por um gerador elétrico, que entra em ação através da força motriz de um motor a combustão. Ou seja, convertem outras formas de energia (no caso mecânica) em eletricidade por meio da queima de combustível.

Em relação ao combustível para este tipo de equipamento, como já foi dito, pode-se selecionar entre diesel, gasolina, gás natural, biogás, entre outros; sendo mais comum o diesel. A recomendação técnica para a manutenção e segurança do Grupo Gerador a Diesel é que seja utilizado o diesel S500, com troca completa do diesel e limpeza do tanque a cada 6 meses.

Acesse aqui e confira os modelos de Grupos Geradores disponíveis na Tecnicargo Grupos Geradores.

Principais Componentes de um Grupo Gerador a Diesel

  • Alternador: responsável pela transformação de energia mecânica em elétrica. Isto ocorre através de um processo denominado indução magnética.
  • Motor: componente principal dos Grupos Geradores, pois possui a função de gerar energia mecânica para posterior conversão em energia elétrica pelo alternador. O processo de combustão que ocorre no motor faz com que o eixo central gire muito rapidamente, sendo essa forte rotação que faz com que seja gerada energia mecânica suficiente para a sua transformação em energia elétrica.
  • Chave de Transferência Automática: responsável pela alternância entre a fonte principal e a fonte auxiliar, caso a fonte de energia falhe, garantindo assim o fornecimento contínuo de energia.
  • Painel de controle: considerado o "cérebro" de um Grupo Gerador cuja função principal é monitorar a funcionalidade destes equipamentos.
  • Base: é uma estrutura de aço com sistema antivibratório com um tanque para armazenar o combustível.

Assim, um conjunto de motor diesel e alternador são adequadamente montados e equipados com componentes de controle, alerta e supervisão para que o equipamento se torne autônomo e seja acionado dentro das aplicações que lhe são destinadas.

Como se obter um Grupo Gerador a Diesel

Esses equipamentos são de fundamental importância para situações onde a falta do suprimento de energia causará transtornos sérios, quer sejam hospitais, hotéis, indústrias, comércio ou mesmo condomínios e residências. Quando o Grupo Gerador é utilizado de forma contínua, consideramos que ele é utilizado como fonte principal de energia. Quando o Grupo Gerador é utilizado em caso de emergência, ele deve oferecer uma resposta rápida e confiável, e neste caso é considerado uma fonte auxiliar de energia.

Para se obter um Grupo Gerador é necessário uma empresa especializada como a Tecnicargo Grupos Geradores, pois devemos considerar também que junto com sua aquisição, a seleção de uma boa empresa que garanta o período de garantia e também a manutenção preventiva e emergencial é de fundamental importância. Nesta questão de manutenção preventiva, a Tecnicargo disponibiliza equipe de técnicos elétricos e mecânicos, frota própria e possui estoque de peças. Com disponibilidade para atendimentos emergenciais 7 dias por semana e 24 horas por dia.

Além disso, para garantir que funcionem adequadamente quando realmente for preciso, os Grupos Geradores precisam de acompanhamento periódico de verificação do motor (mangueiras, bombas d'água, correias, entre outros), alternador (escova, rolamentos, entre outros), dos quadros de comando (carregador de bateria, fusíveis, entre outros), além de teste de funcionamento (partida manual, tensão, frequência, entre outros) e testes com defeitos simulados.

Consulte mais informações, como maiores detalhes sobre procedimentos para assistência técnica, peças, motores, entre outros aspectos entrando em contato com nossa equipe de atendimento Tecnicargo Grupos Geradores.