Grupo Gerador para Condomínio: critérios de aquisição

Os condomínios residenciais e comerciais possuem uma série de mecanismos de segurança, como câmeras, portões eletrônicos, mecanismos contra incêndios, entre outros. Também para conforto dos condôminos, principalmente para pessoas da 3ª. idade, a confiabilidade e disponibilidade dos elevadores é fundamental. Para não dizer do próprio suprimento de energia para os aparelhos eletrônicos, iluminação e eletrodomésticos dos apartamentos. Assim, esses equipamentos são muito confiáveis e seguros para o aumento da segurança e conforto decorrente da necessidade de suprimento de energia.

Grupo Gerador para Condomínio: critérios de aquisição

Neste artigo a Tecnicargo Grupos Geradores irá apresentar os critérios para que síndicos e condôminos possam fazer uma opção adequada na aquisição de um grupo gerador para um condomínio. Por ser um equipamento com vida útil superior a 30 anos, é importante que as recomendações básicas descritas abaixo sejam observadas para que o Grupo Gerador do Condomínio atenda aos requisitos técnicos esperados.

Local de instalação do Grupo Gerador para Condomínios

Deve-se observar a melhor área disponível para o gerador, visando estar o mais próximo possível do centro de medição para não haver gasto excessivo com a instalação elétrica, evitar o incômodo dos próprios condôminos e/ou vizinhos, atender as normas da concessionária de energia elétrica, Corpo de Bombeiros e legislação trabalhista.

O proponente deverá fazer este estudo (pré-venda) e também a instalação do equipamento. Caberá ao fornecedor, emitir a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) junto ao CREA, bem como, fornecer o “Laudo de Abrangência” que será exigido na renovação do AVCB.

Produto a ser selecionado

Dê preferência a equipamentos de fabricação nacional devido a disponibilidade e valores de peças sobressalentes para reposição e rápida correção de eventual defeito que venha a apresentar.

O fornecedor deverá dispor destes materiais em estoque e mão de obra qualificada/especializada para realizar um atendimento no mínimo satisfatório. Muitas vezes, economiza-se na aquisição/investimento, porém, dispende-se valores superiores nos primeiros 12 ou 24 meses, principalmente com a substituição de óleo lubrificante e filtros que será semestral, conforme recomendação dos fabricantes de motores.

Tenha um Grupo Gerador no seu condomínio e garanta o fornecimento de energia de confiança, para saber todos os detalhes e obter um orçamento conte com a Tecnicargo Grupos Geradores. Entre agora mesmo em contato com nosso atendimento especializado!

Manutenção Preventiva do Gerador de Energia do Condomínio

É importante obter o valor da manutenção preventiva e corretiva do proponente antes da aquisição, de forma a obter-se o valor anual a ser despendido pelo condomínio, principalmente no período de garantia onde a intervenção de terceiros comprometerá a mesma, bem como, a disponibilidade de equipe de pós-venda apta a atendê-lo com brevidade e plantão com atendimento “in-loco” 24h por dia e 7dias por semana por tratar-se de equipamento de uso emergencial. Assim como é por força da lei com os elevadores e bombas de recalque no caso de condomínios verticais.

Para mais detalhes de como contratar um plano de manutenção preventiva para o seu Grupo Gerador, entre em contato com nossa equipe especializada clicando aqui ou pelo telefone (11) 4044-0155

Referências do fornecedor

O condomínio deve solicitar aos proponentes referências de fornecimentos realizados e consultá-las para mensurar o grau de satisfação por eles obtido.

Instalação dos Grupos Geradores em Condomínios

Toda implantação de Grupo Gerador, onde há a presença de energia elétrica da rede, requer o pleno cumprimento das normas estabelecidas pelas Concessionárias de energia, uma vez que haverá a integração do Grupo Gerador do Condomínio com o sistema implantado, seja em baixa, média ou alta tensão. Estas normas visam a segurança do sistema de distribuição de energia, portanto, é imprescindível atendê-las em sua íntegra.

Atenção às normas da concessionária local de energia, do corpo de bombeiros, da ABNT e da Prefeitura.

  • Verificar se o local de instalação atende todos os requisitos, sistema de ventilação, facilidade de manutenção, sistema de escapamento, entre outros aspectos.
  • Verificar se o armazenamento de combustível respeita as imposições pré-estabelecidas e se o local do Gerador terá a quantidade de ventilação adequada.
  • Aplicação de bacia de contenção para conter eventuais vazamentos e prevenir acidentes e danos.

Clique aqui e conheça a linha de Grupos Geradores que a Tecnicargo oferece

Start Up do Grupo Gerador no Condomínio

O Start Up corresponde a primeira partida do grupo gerador no cliente, que deve ser realizada por técnicos especializados. Para executar os testes iniciais do seu Grupo Gerador, devem ser contemplados, entre outros, os seguintes pontos:

  • Aplicação de checklist de instalação para verificar se está tudo dentro dos requisitos técnicos;
  • Verificação da ligação entre o comando (QCA) e as transferências (QTA ou QTAP).
  • Ligação do Grupo Gerador do Condomínio com a rede da Concessionária;
  • Verificação se a sequência de fases corresponde à sequência da concessionária;
  • Conferência se a rede está alimentando o carregador, para que esse mantenha a bateria alimentada;
  • Realização de testes de transferência de carga para certificar-se de que no momento em que faltar energia da Rede, o Grupo Gerador entrará em funcionamento;
  • Realização de teste em vazio que consiste em fazer a ligação do Grupo Gerador sem interrupção de rede, para verificar se o motor está funcionando corretamente;
  • Treinamento operacional ao cliente, com o objetivo de ensiná-lo a manusear o Grupo Gerador do Condomínio.

Reforma de Grupos Geradores

A reforma de um Grupo Gerador é um processo para modernização de um equipamento já em uso, é recomendado quando o equipamento e/ou seus dispositivos se encontram em estado de decomposição ou danificados, o que denota fim da vida útil dos componentes do sistema elétrico. Há diversos benefícios em optar por reformar seu Grupo Gerador, entre eles:

  • Garantia de alta resistência e durabilidade
  • Elevação de rendimento para o máximo de produtividade
  • Diminuir a necessidade de gastos com a compra de novos equipamentos
  • Possibilidade de customização e personalização dos Grupos Geradores
  • De uma maneira geral, quando lidamos com peças para Grupos Geradores é imprescindível trabalhar com peças genuínas, ou seja, peças de reposição que seguem as mesmas especificações e características técnicas do fabricante.

A Tecnicargo Grupos Geradores projeta e fabrica grupos geradores de alta qualidade há mais de 26 anos, aliada aos melhores fornecedores de motores, peça e equipamentos das maiores empresas do mercado mundial, como: FG Wilson (Catepillar), Mitsubishi, Volvo, Scania, Cummins, WEG, ABB, Schneider, entre outras.

Possui peças originais para grupos geradores, módulos de controle e comando microprocessados para reposição ou retrofit e reforma de geradores, reguladores eletrônicos de tensão, Quadros de Comando Automático (QCA) e transferência (QTA) completos e acessórios para upgrade e enclausuramento de geradores “abertos”, tais como, kit atenuador de ruído ou carenagem (canópia) para redução de ruído de aproximados 105 dBA para 75 ou 85 dBA visando minimizar o incômodo sonoro e Oxicatalisadores para redução da emissão de poluentes através do escapamento do motor.