Grupo Gerador: Energia de Segurança

A TECNICARGO GRUPOS GERADORES é fabricante de um produto imprescindível a qualquer edifício, o Grupo Gerador. Montamos e instalamos geradores de emergência movidos a diesel, projetados visando condomínios residenciais e comerciais.

Grupo Gerador: Energia de Segurança

Considerando-se que o Síndico tem como objetivo o bem estar dos moradores de seu condomínio, elaboramos este artigo a respeito dos grupos geradores TECNICARGO, apresentando a necessidade deste equipamento e suas aplicações.

Faltou Luz. E agora? O que fazer?

Vamos começar resumindo o que é um Grupo Gerador a Diesel.

Quando optamos por morar em um condomínio temos como motivo principal a segurança, além do conforto e lazer que estão diretamente dependentes do suprimento confiável de energia elétrica. Na sua ausência, que podem ocorrer em hora inapropriada, sentimos de imediato as consequências. Pessoas presas em elevadores ou sujeitas a longos lances de escadaria, iminência de falta d'água porque a bomba não transfere água para a caixa, insegurança e perigo de escuridão nas garagens e áreas comuns, não funcionamento do portão elétrico, intercomunicadores que ficam mudos, entre outros aspectos.

E... saber que todo este desconforto pode ser poupado pela instalação de um Grupo Gerador TECNICARGO.

Este equipamento gerador de energia de emergência, embora tendo embutido um alto grau de tecnologia, é extremamente simples. Sendo assim, vamos desmistificar o Grupo Gerador, que pela sua tecnologia e tamanho pode denotar uma certa complexidade.

Vamos abordar neste artigo os princípios de funcionamento do equipamento, dimensionamento do equipamento, estrutura civil para localização do gerador, serviços e peças necessários à manutenção e bom uso do gerador.

Princípio de funcionamento do Grupo Gerador

Um Grupo Gerador é basicamente formado por um motor diesel que é acoplado a um gerador de eletricidade. Este conjunto é montado sobre uma base de ferro e acompanhado por um quadro de comando automático que controla o grupo. Quando há falha na rede elétrica da Concessionária de Energia, um dispositivo automaticamente dá o comando de partida ao equipamento e este passa a alimentar a carga, em substituição à rede de energia.

No retorno à normalidade da energia comercial, o grupo gerador é desligado automaticamente, ficando alerta para uma nova emergência. Ou seja, tudo acontece automaticamente, sem qualquer interferência humana.

Dimensionamento do Grupo Gerador

O dimensionamento do Grupo Gerador é feito em função da carga acionada, ou seja:

  • Número e tamanho dos elevadores;
  • Número e tamanho das bombas d´água;
  • Número de lâmpadas das garagens e áreas comuns;

Entre outras variáveis a serem analisadas para que o Grupo Gerador supra toda a energia necessária.

Instalação do Grupo Gerador

É importante frisar que a instalação do Grupo Gerador não requer nenhuma obra especial. Numa sala ou local de aproximadamente 3m x 4m, com boa ventilação, a instalação do equipamento pode ser realizada. Por uma questão de economia e racionalidade, o local da instalação deve ser o mais próximo possível do Quadro Geral de Distribuição do prédio.

A sala do Grupo Gerador

A sala do Grupo Gerador, como o próprio nome descreve é o ambiente no qual o equipamento é instalado, abaixo listamos algumas informações importantes:

  • Distância entre o Grupo Gerador e o Centro de Medição: Este ponto impacta no valor dos materiais de instalação, ou seja, quanto mais distante for, maior será a quantidade de cabos elétricos e infraestrutura para sua interligação ao sistema e, consequentemente, o valor do investimento.
  • Esforço: Em caso de salas a serem construídas ou até mesmo a colocação de equipamento silenciado (carenagem), se faz necessário a análise do esforço estático e dinâmico que o equipamento exercerá sobre a laje, cálculo este, que deverá ser realizado por profissional especializado em estrutura, com os dados do equipamento que será instalado.
  • Ventilação: Devemos atentar para que o arrefecimento de todo o equipamento seja adequado, necessitando assim, de entrada e saída de ar mínima necessária. Neste caso, é importante também, atentar para que ambas atendam as normas do corpo de bombeiros.
  • Ruído: Para equipamentos abertos, é importante considerar a aplicação de kit atenuador de ruídos, composto basicamente por um atenuador de entrada de ar, um de saída, silencioso de alto rendimento, porta acústica e coifa para acoplamento do radiador ao atenuador de saída de ar.
  • Espaço: Deve ser considerada a necessidade de espaço ao redor do equipamento para futuras manutenções, bem como, para facilidade de acesso.
  • Escapamento: Temos que nos atentar no percurso que o tubo de escapamento fará até o melhor ponto de saída, evitando-se que o mesmo fique próximo a tubos de gás e PVC devido a normas e riscos oferecidos.

Prazo de entrega do Grupo Gerador

Apesar do Grupo Gerador ser um equipamento feito sob medida, nossa experiência nos conduziu a uma padronização dos componentes básicos, o que permite montar um equipamento e instalá-lo rapidamente.

Manutenção preventiva do Grupo Gerador

A manutenção preventiva é crucial para manter o equipamento em pleno funcionamento, evitar danos e assim preservar seu investimento.

Por isso, antes mesmo da aquisição é importante obter o valor da manutenção preventiva e corretiva, de forma a obter-se o valor anual a ser despendido.

Para maior comodidade a TECNICARGO GRUPOS GERADORES possui disponibilidade de equipe de pós-venda apta a atendê-lo com brevidade e plantão com atendimento “in-loco”, 24 horas por dia e 7 dias por semana, por tratar-se de equipamento de uso emergencial. Assim como é por força da lei com os elevadores e bombas de recalque no caso de condomínios verticais.

Para entender melhor o processo de Manutenção Preventiva, clique aqui e acesse o artigo completo

A equipe técnica e mecânica da TECNICARGO GRUPOS GERADORES possui larga experiência na manutenção de Grupos Geradores a Diesel, além de contarmos com um estoque de peças, frota de veículos próprio e canal de comunicação disponível o tempo todo para chamados emergenciais em horários fora do período comercial.

Peças de reposição para o Grupo Gerador

Para atender de maneira ampla e manter seu equipamento em pleno funcionamento a TECNICARGO GRUPOS GERADORES também dispõe de considerável estoque de peças para Grupos Geradores a Diesel acima de 30 kVA, atendendo motores Volvo, Scania, Perkins, MWM International, Cummins, Iveco entre outros.

Nosso estoque conta também com demais peças para manter seu equipamento em perfeitas condições de operação e confiabilidade como:

  • Módulos de controle e comando microprocessados para reposição ou retrofit
  • Reguladores eletrônicos de tensão
  • Quadros de Comando Automático (QCA) e transferência (QTA) completos
  • Acessórios para upgrade e enclausuramento de geradores “abertos”, tais como, kit atenuador de ruído ou carenagem (canópia) para redução de ruído de aproximados 105 dBA para 75 ou 85 dBA visando minimizar o incômodo sonoro e oxicatalisadores para redução da emissão de poluentes através do escapamento do motor.

Já pensou em ter um Grupo Gerador no seu condomínio? A Tecnicargo Grupos Geradores tem uma longa experiência no mercado de Grupos Geradores, oferecemos a melhor solução para atender as reais necessidades do seu prédio ou condomínio e você ainda conta com mão de obra especializada e assistência técnica, 24 horas por dia e 07 dias por semana, incluindo feriados.

Entre em contato e tire todas as suas dúvidas.