Grupo Gerador Carenado

Um Grupo Gerador é um equipamento que gera energia elétrica através da queima de combustível, basicamente formado por um motor diesel que é acoplado a um gerador de eletricidade. Este conjunto é montado sobre uma base de ferro e acompanhado por um quadro de comando automático que controla o grupo. Quando há falha na rede elétrica da Concessionária de Energia, um dispositivo automaticamente dá o comando de partida ao equipamento e este passa a alimentar a carga, em substituição à rede de energia. Assim, tudo acontece automaticamente, sem qualquer interferência humana.

Grupo Gerador Carenado

O que é um Grupo Gerador Carenado?

Grupo Gerador Carenado nada mais é do que o Grupo Gerador e seus componentes em sua base de ferro revestido por uma carenagem, ou seja, uma estrutura metálica que acondiciona o grupo gerador e todos os seus componentes. A carenagem é como uma caixa metálica ou contêiner que cobre todo o conjunto para proteger o equipamento para instalações em locais abertos e desprotegidos.

Diferença entre Grupo Gerador Carenado e Silenciado

As carenagens como já vimos são estruturas metálicas cuja função é proteger o Grupo Gerador e seus componentes do sol, chuva, vento, permitindo sua utilização em áreas externas.

Quando falamos apenas em carenagem não necessariamente falamos em diminuição de ruídos, para isso, são utilizadas as carenagens silenciadas. As estruturas de metal dos Grupos Geradores Silenciados são revestidas por uma manta termoacústica, com a finalidade de diminuírem os ruídos gerados pelo motor, mantendo o ruído entre 65 dB(A) e 80 dB(A).

Local de instalação de um Grupo Gerador a Diesel

Abaixo listamos algumas informações importantes:

  • Distância entre o Grupo Gerador e o centro de medição: Este ponto impacta no valor dos materiais de instalação, ou seja, quanto mais distante for, maior será a quantidade de cabos elétricos e infraestrutura para sua interligação ao sistema e, consequentemente, o valor do investimento.
  • Esforço: Em caso de salas a serem construídas ou até mesmo a colocação de equipamento silenciado (carenagem), se faz necessário a análise do esforço estático e dinâmico que o equipamento exercerá sobre a laje, cálculo este, que deverá ser realizado por profissional especializado em estrutura, com os dados do equipamento que será instalado.
  • Ventilação: Devemos atentar para que o arrefecimento de todo o equipamento seja adequado, necessitando assim, de entrada e saída de ar mínima necessária. Neste caso, é importante também, atentar para que ambas atendam as normas do corpo de bombeiros.
  • Ruído: Como já foi dito, para equipamentos abertos, é importante considerar a aplicação de kit atenuador de ruídos, composto basicamente por um atenuador de entrada de ar, um de saída, silencioso de alto rendimento, porta acústica e coifa para acoplamento do radiador ao atenuador de saída de ar.
  • Espaço: Deve ser considerada a necessidade de espaço ao redor do equipamento para futuras manutenções, bem como, para facilidade de acesso.
  • Escapamento: Temos que nos atentar no percurso que o tubo de escapamento fará até o melhor ponto de saída, evitando-se que o mesmo fique próximo a tubos de gás e PVC devido a normas e riscos oferecidos.

Consulte mais informações sobre procedimentos para assistência técnica, peças, motores, entre outros aspectos do Grupo Gerador entrando em contato com nossa equipe de atendimento Tecnicargo Grupos Geradores.