Geradores para condomínios

Através deste artigo apresentamos a importância do Grupo Gerador em Condomínios e também importantes dicas para que um Condomínio possa administrar bem este importante patrimônio.

Antes de mais nada vamos explicar como um Grupo Gerador pode ser útil para condomínios. Os condomínios possuem uma série de mecanismos de segurança, como câmeras, portões eletrônicos, mecanismos contra incêndios, entre outros. Também para conforto dos condôminos, principalmente para pessoas da 3ª. idade, a confiabilidade e disponibilidade dos elevadores é fundamental. Para não dizer do próprio suprimento de energia para os aparelhos eletrônicos, iluminação e eletrodomésticos dos apartamentos. Assim, esses equipamentos são muito confiáveis e seguros para o aumento da segurança e conforto decorrente da necessidade de suprimento de energia.

Geradores para Condomínios

O que vamos falar neste artigo:

Síndicos: informações para a gestão adequada de seu Grupo Gerador

O Grupo Gerador pode ser comparado com os elevadores, bombas de recalque, portões, CFTV e iluminação de emergência, ou seja, é necessário que seja assistido periodicamente visando sua correta e perfeita operação quando solicitado.

Para que o percentual de falhas seja praticamente nulo, são necessários alguns cuidados, como segue:

  • Firmar Contrato de Manutenção Preventiva com atendimento “in-loco” 24 horas por dia e 7 dias por semana (plantão) e periodicidade mensal de visitas com empresa especializada, preferencialmente com o fabricante devido ao domínio do equipamento, bem como, disponibilidade de peças de reposição genuínas e mão de obra qualificada.
  • Outro ponto importante é não violar a garantia por intervenção de terceiros, assim como nos automóveis.

A manutenção Preventiva e Corretiva

  • Adquirir combustível de empresa credenciada para a venda fracionada de Diesel através de caminhões “VUC”, garantindo assim, a qualidade do produto.
  • Evitar que o combustível fique armazenado por período superior a 6 meses no tanque do Gerador, isto porque, por ser um produto mineral, absorverá umidade do ambiente através do respiro do tanque e irá se deteriorar, alterando suas características necessárias para o bom funcionamento do motor, principalmente a de lubrificar o sistema de injeção de combustível (bomba injetora e bicos injetores), cujo valor para reparo é considerável. É item constante da manutenção preventiva, drenar o tanque, para retirar a água absorvida que por ser mais densa, se depositará na parte inferior do reservatório.

NOTA: É perigoso e crime ambiental, descartar Diesel em ralos, bueiros e etc. o correto armazenamento para transporte e destino adequado do combustível descartado deverá ser realizado pela empresa prestadora de manutenção preventiva/corretiva.

  • Seguir rigorosamente o previsto no “Plano de Manutenção” do fabricante em função do período decorrido ou horas de operação registradas no horímetro do equipamento.
  • Permitir promover teste em automático com carga, ou seja, simular a falta de rede concessionária para que todo o sistema seja verificado, principalmente o desempenho do motor (potência).
  • Possuir um Livro de Registro para anotações específicas do histórico do equipamento.
  • Verificar diariamente, eventuais vazamentos que poderão surgir (acesso visual apenas) e comunicar a empresa prestadora de serviços sobre qualquer anormalidade constatada.
  • Um Grupo Gerador bem assistido, terá uma vida útil superior a 15 mil horas de operação ou 30 anos, sendo que, após este período, ainda poderá ser realizado retrofit por igual período.

Certifique-se que a empresa de Assistência Técnica a ser contratada está estruturada com:

  • Equipe de técnicos elétricos e mecânicos preparados, capacitados e devidamente registrados na folha de pagamento da empresa.
  • Frota própria de veículos.
  • Estoque próprio de peças originais de reposição.
  • Canais de comunicação acessíveis para horário comercial e também final de semana, feriados e horários não comerciais.
  • Atendimento preventivo e de emergência, desejavelmente disponível 24 horas por dia e todos os dias da semana.
  • Equipe disponível para passar orientações relevantes e numa linguagem simples de como proceder em casos de emergência e indicações de procedimentos que a própria equipe do proprietário do Grupo Gerador pode tomar para aumentar a vida útil do equipamento.
Para entender melhor o processo de Manutenção Preventiva, clique e acesse um artigo completo sobre como funciona todo o procedimento de assistência técnica e manutenção de Grupo Gerador

Triagem inicial em caso de problema com seu equipamento

Para melhor atendimento e rapidez na solução de eventuais ocorrências com seu equipamento, seguem abaixo algumas dicas para um teste rápido e preliminar do Grupo Gerador. Se não resolvidas, estas informações poderão ser fornecidas ao suporte técnico da empresa contratada, quando da realização do chamado de assistência técnica. Colher o maior número possível de informações sobre o que está acontecendo e se possível através de fotos ou vídeo.

  • O local possui energia presente de fornecimento da Concessionária?
  • Em algum momento o Grupo Gerador entrou em funcionamento? Se sim, operou por quanto tempo?
  • O Grupo Gerador possui uma quantidade razoável de diesel no tanque necessária para o funcionamento?
  • em acúmulo de líquido na parte externa do motor e reservatórios que possam estar relacionados a um vazamento?
  • Em caso de falha na partida, acendeu alguma luz indicativa de defeito no painel do módulo de comando? Se sim, verificar se o responsável pode realizar o procedimento de reset (orientações que serão passadas por telefone). Feito o reset, realizar um teste rápido e em vazio para atestar o funcionamento do Grupo Gerador.
  • Verificar o histórico de revisões preventivas e se há algum serviço pendente (aprovação ou execução).

Revisão elétrica e mecânica do Gerador

Para manter a confiabilidade em Gerador, é indispensável realizar revisões periódicas (preditivas), onde serão verificados itens importantes em conformidade com recomendações do fabricante, evitando-se assim, manutenções corretivas e eventual falha de operação em muitos casos.

No motor, por exemplo, substituir o líquido do sistema de arrefecimento, ajustar a tensão das correias, regular válvulas, verificar o sistema de injeção de combustível, verificar eventuais vazamentos e etc., são ações preditivas importantíssimas.

Nos circuitos elétricos e eletrônicos, verificar todas as conexões (reaperto / oxidação) que geram mau contato, aquecimento ou falha, também é fator primordial para este objetivo.

Para alguns circuitos elétricos do sistema, para atender a NR10 e fazê-lo com segurança, será necessário sua desenergização, portanto, nada melhor que programar-se para gerar o mínimo impacto possível em suas instalações.

Apesar dos componentes instalados no Grupo Gerador serem de primeira qualidade, é de extrema importância a manutenção preventiva para o prolongamento da vida útil do Grupo Gerador e para que o equipamento esteja sempre apto para operação.

Quer ter um Grupo Gerador no seu condomínio?

A Tecnicargo Grupos Geradores tem uma longa experiência no mercado de Grupos Geradores, oferecemos o que há de melhor no mercado e mão de obra qualificada aos seus clientes, além de assistência técnica, 24 horas por dia e 07 dias por semana, incluindo feriados.

Entre em contato e tire todas as suas dúvidas.