Carenagem para Grupo Gerador

Neste artigo iremos abordar o que é e como funciona a carenagem para Grupo Gerador, além de outras características importantes para um bom funcionamento do seu Grupo Gerador.

Carenagem para Grupo Gerador

Principal função do Grupo Gerador e seus componentes

De maneira mais simples um Grupo Gerador é um equipamento que gera energia elétrica de segurança convertendo capacidade térmica, através da queima de combustível, em energia mecânica (movimento de rotação de um eixo) e depois em energia elétrica.

Sua principal função é gerar energia elétrica em substituição à rede de energia, quando há falhas ou interrupções nesse fornecimento. Nesse caso, um dispositivo automaticamente dá o comando de partida ao Grupo Gerador, sem qualquer interferência humana.

O Grupo Gerador é basicamente composto por:

  • Alternador: responsável pela transformação de energia mecânica em elétrica. Isto ocorre através de um processo denominado indução magnética.
  • Motor: componente principal dos Grupos Geradores, pois possui a função de gerar energia mecânica para posterior conversão em energia elétrica pelo alternador. O processo de combustão que ocorre no motor faz com que o eixo central gire muito rapidamente, sendo essa forte rotação que faz com que seja gerada energia mecânica suficiente para a sua transformação em energia elétrica.
  • Chave de Transferência Automática: responsável pela alternância entre a fonte principal e a fonte auxiliar, caso a fonte de energia falhe, garantindo assim o fornecimento contínuo de energia.
  • Painel de controle: considerado o "cérebro" de um Grupo Gerador cuja função principal é monitorar a funcionalidade destes equipamentos.
  • Base: é uma estrutura de aço com sistema antivibratório com um tanque para armazenar o combustível.

O que é Carenagem para Grupo Gerador?

A Carenagem para Grupo Gerador é um revestimento metálico que cobre todo o conjunto do grupo gerador, a fim de protegê-lo contra a exposição ao sol, chuva e vento, entre outros elementos que possam danificar o equipamento, permitindo assim, sua instalação em locais abertos e desprotegidos.

Diferença entre Carenagem e Carenagem Silenciada

Como já abordamos anteriormente, a carenagem é uma estrutura metálica, como um contêiner, cuja função principal é proteger o Grupo Gerador e seus componentes da exposição ao sol, chuva e vento, permitindo sua utilização em áreas externas.

Desde sua estrutura interna até a pintura são preparadas para a exposição ao tempo. Mas quando falamos em carenagem é preciso explicar que não necessariamente falamos em diminuição de ruídos, para isso, existe a carenagem silenciada.

A carenagem silenciada utiliza se da mesma estrutura, porém sua parte interna é revestida por uma manta termoacústica, com a finalidade de diminuir ruídos gerados pelo motor.

Importância da manutenção para o Grupo Gerador a Diesel

Como vimos, o Grupo Gerador é formado por uma série de componentes que se desgastam naturalmente, sendo necessário a manutenção periódica.

A manutenção trata de procedimentos, com o auxílio de um checklist, para limpeza, testes e avaliações prévias em componentes que podem impactar diretamente no funcionamento adequado do Grupo Gerador.

Como auxílio separamos alguns cuidados adicionais para a manutenção do seu Grupo Gerador:

  • Evitar que o combustível fique armazenado por período superior a 6 meses no tanque do Gerador, isto porque, por ser um produto mineral, absorverá umidade do ambiente através do respiro do tanque e irá se deteriorar, alterando suas características necessárias para o bom funcionamento do motor, principalmente a de lubrificar o sistema de injeção de combustível (bomba injetora e bicos injetores), cujo valor para reparo é considerável. É item constante da manutenção preventiva, drenar o tanque, para retirar a água absorvida que por ser mais densa, se depositará na parte inferior do reservatório.
  • Seguir rigorosamente o previsto no “Plano de Manutenção” do fabricante em função do período decorrido ou horas de operação registradas no horímetro do equipamento.
  • Permitir promover teste em automático com carga, ou seja, simular a falta de rede concessionária para que todo o sistema seja verificado, principalmente o desempenho do motor (potência).
  • Possuir um Livro de Registro para anotações específicas do histórico do equipamento.
  • Verificar diariamente eventuais vazamentos que poderão surgir (acesso visual apenas) e comunicar a empresa prestadora de serviços sobre qualquer anormalidade constatada.
  • Confirmar se a bateria está no tempo de vida útil para garantir a ignição do Grupo Gerador

Vale ainda ressaltar que um Grupo Gerador bem assistido, terá uma vida útil superior a 30 anos, sendo que, após este período, ainda poderá ser realizado um processo de retrofit.