Atenuadores de Ruídos para Grupos Geradores

Um Grupo Gerador a Diesel é um equipamento que gera energia elétrica de segurança convertendo capacidade térmica, através da queima de combustível, em energia mecânica (movimento de rotação de um eixo) e depois em energia elétrica, através do alternador elétrico acoplado ao eixo do motor, sendo o motor alimentado com o combustível Diesel. De forma geral o Gerador é composto por um motor e um alternador que é acoplado e inserido em uma base com outros componentes. Esses componentes complementares são baterias, tanque de combustível diesel, painel de controle, interruptores de transferência automática, entre outros elementos.

Atenuadores de Ruídos para Grupos Geradores

Um Grupo Gerador a Diesel possui em uma de suas características o alto nível de ruído gerado por algumas partes específicas do motor, como o sistema de injeção de combustível e a hélice do motor para refrigeração do mesmo. Neste artigo a Tecnicargo Grupos Geradores apresenta as necessidades da redução do nível de ruído de um Grupo Gerador e as alternativas disponíveis, para maior conforto do condomínio e da vizinhança próxima à localização do Gerador de Energia.

O que vamos falar a respeito de Atenuadores de Ruído e de Grupos Geradores:

Qual a função de um atenuador de ruído num Grupo Gerador?

Os atenuadores de ruído são duas janelas prontas (uma para entrada e outra para saída de ar) que atenuam o ruído de dentro da sala do gerador de energia, que podem chegar a mais de 100 decibéis (dB) para um nível médio de 85 dB(A); 75 dB(A) ou 65 dB(A) sendo comum para o último nível citado, a utilização de revestimento interno da sala do gerador com material fono-absorvente.

Como o atenuador de ruído de um Grupo Gerador pode ser projetado e desenvolvido?

Assim como o Grupo Gerador, o atenuador de ruído é customizado para cada projeto. Para o seu devido dimensionamento avalia-se a capacidade técnica (cálculos acústicos e mecânicos) para atenuar o nível de ruído e a física (espaço para o local da instalação). Para eliminar o ruído do escapamento, é possível implantar um silencioso (bujão de escapamento) hospitalar, maior que o convencional, para redução a níveis confortáveis provindos do escape.

Quando o grupo gerador é instalado em uma sala, podem ser disponibilizadas janelas atenuadoras de ruído para redução do ruído provindas do motor, que devem ser instaladas conforme orientação técnica de um projeto.

O Grupo Gerador Carenado

A Carenagem de um Grupo Gerador trata-se de estruturas metálicas próprias para acondicionar Grupos Geradores que normalmente são instalados ao tempo. A carenagem, desta forma, substitui os atenuadores de ruído, possuindo, entre outras características:

  • Painel de controle visualizável através da janela trancável.
  • Botão de parada de emergência localizado na parte externa da canópia.
  • Acesso ao bocal de abastecimento de combustível e baterias através de portas trancáveis.
  • Portas grandes para fácil acesso ao motor e ao alternador.
  • Escotilha de acesso para preenchimento do radiador.
  • Sistema de exaustão silencioso, totalmente enclausurado para segurança do operador.

A sala do Grupo Gerador a Diesel

A sala do Grupo Gerador, como o próprio nome descreve, é o ambiente no qual o equipamento é instalado e muitas vezes suas características são fundamentais para o uso e configuração do atenuador de ruído. Abaixo listamos algumas informações importantes:

  • Distância entre o Grupo Gerador e o Centro de Medição: Este ponto impacta no valor dos materiais de instalação, ou seja, quanto mais distante for, maior será a quantidade de cabos elétricos e infraestrutura para sua interligação ao sistema e, consequentemente, o valor do investimento.
  • Esforço: Em caso de salas a serem construídas ou até mesmo a colocação de equipamento silenciado (carenagem), se faz necessário a análise do esforço estático e dinâmico que o equipamento exercerá sobre a laje, cálculo este, que deverá ser realizado por profissional especializado em estrutura, com os dados do equipamento que será instalado.
  • Ventilação: Devemos atentar para que o arrefecimento de todo o equipamento seja adequado, necessitando assim, de entrada e saída de ar mínima necessária. Neste caso, é importante também, atentar para que ambas atendam as normas do corpo de bombeiros.
  • Ruído: Como já foi dito, para equipamentos abertos, é importante considerar a aplicação de kit atenuador de ruídos, composto basicamente por um atenuador de entrada de ar, um de saída, silencioso de alto rendimento, porta acústica e coifa para acoplamento do radiador ao atenuador de saída de ar.
  • Espaço: Deve ser considerada a necessidade de espaço ao redor do equipamento para futuras manutenções, bem como, para facilidade de acesso.
  • Escapamento: Temos que nos atentar no percurso que o tubo de escapamento fará até o melhor ponto de saída, evitando-se que o mesmo fique próximo a tubos de gás e PVC devido a normas e riscos oferecidos.

A Tecnicargo Grupos Geradores projeta e fabrica grupos geradores de alta qualidade há mais de 26 anos, aliada aos melhores fornecedores de motores, peça e equipamentos das maiores empresas do mercado mundial, como: FG Wilson (Catepillar), Mitsubishi, Volvo, Scania, Cummins, WEG, ABB, Schneider, entre outras.

A Tecnicargo Grupos Geradores disponibiliza Assistência Técnica Preventiva e Corretiva 24 horas por dia e 7 dias por semana. Com plantão técnico emergencial disponível, a Tecnicargo Grupos Geradores possui técnicos elétricos e mecânicos altamente especializados, frota própria e estoque de peças originais para pronto atendimento no caso de necessidade de manutenção corretiva em seu Grupo Gerador.

Consulte mais informações, como maiores detalhes sobre procedimentos para assistência técnica, peças, motores, entre outros aspectos entrando em contato com nossa equipe de atendimento Tecnicargo Geradores.